12 de agosto de 2009

{RPG e Educação} RPG para professores na UEPA

Na Semana Acadêmica da Universidade do Estado do Pará (UEPA), dia 30 de junho até 03 de julho, ministrei uma oficina para futuros professores usarem o RPG em sala de aula. Foi um sucesso!

Era para até 20 pessoas, mas acabei ‘adotando’ os alunos de outro evento que foi cancelado e me vi falando para 30 professores e futuros professores sobre um tipo de jogo quase milagroso para a educação, que incentiva a leitura, a escrita e a pesquisa. Cinco já conheciam e alguns, principalmente de matemática, achavam que tinha algo eletrônico envolvido.

Meus aliados foram os livros “Saindo do Quadro” do professor e psicólogo Alfeu Marcatto e “Anais do Iº Simpósio de RPG e Educação”. Abordei diversos aspectos da questão do RPG e Educação, pois há muito mais nas obras que tenho pesquisado, de outros autores, de outros temas, entrecruzando pesquisas e estudos.

No primeiro dia apenas falei e falei, e errei em não demonstrar logo o jogo, como sugere Carlos Klimick. No segundo dia abordei outros aspectos muito importantes e narrei uma partida inspirada numa aventura aqui do blog, com a sala inteira, usando a ambientação do filme Piratas do Caribe e eles começaram a entender bastante. No terceiro dia falei mais rapidamente e no quarto jogaram uma partida de verdade.

Eu esperava apenas por volta de oito, já que passei a frequência deste dia no dia anterior. Narrei para 17 (dezessete) pessoas e fiz cada uma interpretar com as fichas prontas que levei. As rodadas eram rápidas, mas bem narradas. Descrevi a ambientação, o tempo, hora do dia e tudo que um narrador faz. Alguns tornar-se-ão jogadores de RPG e desses, alguns levarão para seus futuros alunos e o ciclo se repetirá.

Gilson

4 comentários:

Shingo Watanabe disse...

Gilson,

Primeiro, parabens pelo sucesso da missão. Segundo, aonde eu consigo os documentos do Simpósio de RPG e Educação? Estão a venda?

Obrigado!

Gilson Rocha disse...

Valeu!

O "Anais do Iº Simpósio de RPG e Educação" é um livro. Você pode comprar com o Jaime Daniel.

No fim da postagem acima tem o link "explicando o RPG" que leva a outra postagem com os links para adquirir os livros.

Gilson

Cid.. disse...

cara, gostei de teus métodos..

lembro que já lutei para que o RPG possa ser desenvolvido como método de ensino..

é difícil, mais sei que é possível, tenho meu blog a tempos somente de RPG tmb e mando esse comentário pois não sei outro método que eu possa falar com vc, gostaria de uma parceria de bunners, acho certo que todos sobre este assunto se juntem pois assim o RPG munda, luto para que um dia meu RPG mostre seu verdadeiro foque (como vejo neste blog)

abraços Cid..

ps: não precisa divulgar este comentário, mas meu blog é criativarpg.blogspot.com e meu e-mail é cidcalefeo.o@gmail.com

Gilson Rocha disse...

Bacana você ter um blog de RPG, Cid.

Troca de banners não é necessária, já que você pode colocar seu blog nos
agregadores de blogs de RPG, que são blogs de blogs apenas de RPG!

Na barra lateral do meu blog tem meu email "sobre" e em "outros lugares" tem
esses agregadores:

. Lista Lúdica

. rpg.blog

Abraços!

Gilson