Acompanhando recentemente uma famosa premiação de jogos, me chamou a atenção para a categoria ‘sistemas’, onde um dos jogos ganhadores é um emaranhado de opções, variáveis, dados usados, concede diversos tipos de poderes aos personagens e toda a sorte de combinações numéricas para as ações, além de ser o mais famoso (provavelmente). Já o outro jogo ganhador preza a simplicidade e elegância.
Tratarei esta discussão cada vez mais com a devida atenção.
Gilson
8 comentários:
Sempre achei que o sistema tem que seguir a temática do jogo, mas nunca, nunca mesmo, deixar de ser elegante (Sistema elegante nem sempre é sinonimo de simples). Queria saber mais sobre essa premiação e sobre os sistemas premiados.
Acho que a mecância do jogo influi bastante no cenário em si. Muitos jogos não conseguem passar o clima descrito nas regras. Cada cenário tem seu grau de complexidade.
Eu apoio sistemas, de preferência simples, que permitem jogar qualquer história.
Gilson
Sistemas genéricos são decididamente mais difíceis de criar, pois o criador além de tentar mante-lo o mais elegante possível tem que dar um jeito de abordar todos os tipos de cenários. Fiz uma pesquisa pessoal entre os rpgistas brasileiros em foruns, orkut e outros sites de relacionamento, quase 80% prefere sistemas direcionados pro cenário.
Será que esse jogadores pesquisados não gostam apenas de um sistema? Eu acho um porre ter que aprender um novo conjunto de regras a cada novo tipo de aventura.
Gilson
Realmente é um saco aprender um novo sistema pra cada cenário (Concordo sinceramente), e é por isso que a maioria dos caras num largam o d20, storyteller e etc. Já o gurps, apesar de ser o melhor de todos na minha opinião, sofre muito preconceito.
Tenho algumas postagens futura sobre esses aspectos de criação de jogos e jogos jogados/preferidos.
Gilson
Sobre a premiação de jogos:
http://www.areacinza.org/2009/08/vencedores-do-ennies-2009/
http://www.paragons.com.br/2009/08/ennies-2009-analise-dos-vencedores/
Gilson
Postar um comentário