2 de maio de 2023

Ajudando iniciantes a jogar RPG


As pessoas não tem noção ao indicar jogos de RPG para iniciantes. Ao longo dos anos já li Dungeons & Dragons com inúmeras edições, Tormenta, Fate, Dungeon World, Shadowrun, Gurps, 3DeT. Todos, todos estes e outros tantos publicados são difíceis para quem nunca jogou e não tem alguém ao lado para orientar.

As fichas - por menor que sejam - carregam muita informação, além das demais questões centrais aos RPGs: não usa tabuleiro, todo mundo no mesmo lado, interpretação; e ao avançar mais: criar/mudar regras, rolagens secretas, suplementos que podem ou não serem usados, tabuleiro/representação das personagens apenas para determinadas situações, jogadores antagonistas, etc.

Uma sugestão mais eficaz é o ABC/RPG - Aventura • Bagunça • Caos, com poucas regras para ensinar grupos caóticos em ambientes extremos, ninguém espera a vez. Desenvolvido a partir de experiências com crianças cheias de adrenalina, baixe aqui.

Neste endereço conheça outros RPGs pequenos, aqui.

2 comentários:

Bsf disse...

Boa noite professor, meu nome é Bruno, 34y, tenho interesse em participar de uma mesa D&D. Caso apareça a oportunidade, peço que pense cordialmente nesse humilde servo. 98224-5631

Gilson Rocha disse...

Bom dia. Se for na Região Metropolitana de Belém Há os eventos nas Usina da Paz, organização Conecta:
https://www.instagram.com/oficial.conecta/


E há mesas aos sábados no Centur, veja neste grupo do Facebook com os organizadores:
https://www.facebook.com/groups/PortalRPGPara

Gilson