30 de agosto de 2022

Jogando com iniciantes e crianças


    De vez em quando deparo-me com dúvidas de alguém para narrar para iniciantes ou para crianças e as respostas são as mais sem noção possíveis, tais como “o D&D5e é bem simples”; “Tormenta é tranquilo”; “Dungeon World serve bem legal”; “Vai de D&D 3.5 que tem bastante opção”; “O jogo/sistema que você mais gosta”; entre outras no mesmo padrão.

Quem oferece este tipo de sugestão não tem um pingo de noção de quantas informações há numa ficha de RPG para quem nunca jogou RPG, ou simplesmente decidiu esquecer. Ainda criam parâmetro pessoal para justificar a obra “foi assim comigo”. (sic).

Por mais simples que seja, RPGs têm muitas informações nas fichas. E livros de trezentas páginas com valores bem caros pode fazer qualquer novato desistir. Por isso eu apresento o jogo mais simples possível, às vezes sem ficha, depende do público e da faixa etária.

É também importante ao narrar manter pequenas explicações de como é a essência do jogo:

“- vocês são uma equipe”;

“- eu estou interpretando o atendente do bar agora, antes era o segurança”;

“- vocês interagem/falam entre vocês agora”;

“- há duas maneiras de interpretar: falar as frases ou dizer o que deseja falar. Pode ser ‘venha aqui’ ou ‘digo a ele para vir aqui’.”

            Venho usando meu jogo ABC/RPG – Aventura, Bagunça, Caos para este propósito específico. Ele usa qualquer tipo de dado e até mesmo moedas, e todos podem ser usados ao mesmo tempo. Você pode ver ele no endereço ao final e outros RPGs pequenos, meus e de outras autorias.

            Ao final do jogo digo que há vários tipos e tamanhos de RPGs, que é possível jogar qualquer tipo de história.

http://rpgsimples.blogspot.com.br/p/rpg-basico-para-aprender-e-ensinar.html

 Gilson

0 comentários: