Com sete episódios, o seriado Jonathan Strange & Mr.
Norrell traz a magia como foco de sua história. A sinopse diz que
“É uma adaptação da obra de Susanna Clarke. A história
acompanha as aventuras de dois magos vivendo na Inglaterra durante o período
das guerras napoleônicas. Em 1806, o Sr. Norrell, um homem recluso, revela ser
um mago poderoso, o que o transforma em uma celebridade. Com isso, ele atrai o
interesse de Jonathan Strange, um aprendiz de mago. Ao se tornar o pupilo de
Norrell, Jonathan e seu mestre unem forças para defender a Inglaterra na guerra
contra a França. O problema é que, aos poucos, Jonathan se sente cada vez mais
atraído pelo lado obscuro da magia.”
O interessante é ver algumas questões sobre a magia que
vemos em nossos jogos de RPG e que me causam muita inquietação, algo que afetou
meu pensamento sobre magia nos jogos de RPG. Em alguns momentos, a magia é feita
de forma tranquila, em rituais, já em outros momentos, por necessidade ou
tensão da situação, ela é rápida e instintiva. É também muito interessante ver os perigos da magia e como seres mágicos são poderosos.
Quando pensava em como a magia funcionaria em meu jogo levei
estas questões em consideração, ainda em 2012. Penso que o usuário de magia
pode saber algumas magias, mas pode fazer outras magias ao entrar em Sintonia
com as energias místicas, de acordo com a necessidade daquele momento. Uso
pontos de magia como combustível e os pontos ainda não usados podem ser
aproveitados para magias que o usuário não treinou e/ou são muito específicas
para aquela situação.
Gilson
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