8 de junho de 2011

E o RPG chegou à graduação


Venho acompanhando, organizando e catalogando diversos trabalhos com RPG e educação e na RPGCON de 2010 tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Matheus Vieira, psicólogo e mestre em educação com jogos de RPG, além de ser jogador também.

Sua palestra no evento foi sobre sua pesquisa de mestrado, que é a aplicação do RPG para alunos do ensino médio. Além disso, ele mestrou uma aventura com o sistema desenvolvido com o pessoal do blog Dragões do Sol Negro (dragoesdosolnegro.blogspot.com).

Chamou minha atenção o fato de um psicólogo ministrar aulas no ensino médio, então ele explicou que a proposta da escola é de um currículo diferenciado: colégio Sesi Paraná, em Curitiba (sesipr.org.br/colegiosesi).

Em 2010 fomos convidados a palestrar em Macapá-AP no evento chamado Dia D RPG, que ocorre simultaneamente em várias cidades do Brasil. Matheus abordou sua experiência com a aplicação do RPG e os benefícios que ele proporciona e eu me detive nas outras possibilidades de pesquisas científicas com o jogo.

E no início de 2011 estamos presenciando uma revolução no RPG no Brasil, no que diz respeito à educação, pois ele foi convidado para assumir a coordenação do curso de Pedagogia da FAMEC - Faculdade Metropolitana de Curitiba (famec.fiepr.org.br).

As dinâmicas de uma partida de RPG estão sendo introduzidas através de uma disciplina. Ainda não é um trabalho aprofundado, os alunos, futuras professoras e professores de crianças e adolescentes, não sairão jogadores/mestres de RPG, mas é o primeiro passo para que isso possa acontecer, ou ainda deixar este conhecimento para aqueles que quiserem saber mais e futuramente aplicar em suas aulas. Os planos são de cursos de extensão e de pesquisa sobre o RPG na educação.

Gilson

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns ao Gilson e ao Prof. Matheus!

Prof. Matheus disse...

Obrigado Gilson, pelo post.
Obrigado Fino, pelo comentário!

Como foi dito, ainda é um pequeno passo que estamos dando. O prof. Fulvio, responsável pela disciplina do Lúdico na Educação, é quem faz esse primeiro contato dos alunos com o RPG. Assim que possível eu lhe envio fotos, Gilson, se você quiser postar algo a respeito.

Temos grande planos para difundir o RPG na educação! Espero poder divulgar em breve cursos de extensão, ou quem sabe de pós-graduação lato-sensu, enfatizando o RPG na educação!

Felizmente, isso não é mais uma utopia!

Avante RPG!!!

Unknown disse...

Fico feliz em ver que não estou sozinho! Embora não tenha despendido o tempo suficiente para aprofundar as pesquisas na utilização do RPG no Ensino de Ciências no Ensino Médio, especificamente de Química, estou tentando de verdade fazer acontecer. E vendo os colegas professores tendo êxito, só somam mais bônus nas novas tentativas =D

Que bom ter notícias como essa! Sucesso ao Prof. Matheus e ao Gilson.

Gilson Rocha disse...

Obrigado, povo!

Gilson