30 de agosto de 2009

{criação de jogos} A probabilidade do seu sistema

Criadores profissionais de jogos e as editoras contam com dezenas de pessoas em suas equipes, somando aí as equipes de testes. Decidem a estrutura do jogo, bem como qual dado ou quais dados serão usados. E a probabilidade disso tudo?

Esse é um dos motivos que eu decidi adotar uma variação do d20system, pois eu consigo ver fácil a probabilidade, onde cada número tem 5% de chance de acerto, bastando somar a margem de acerto considerando os bônus.

Outro sistema que estou concluindo usa apenas 1d10, sendo mais simples ainda.

Aqui segue o link para um programa que me enviaram tempo desses, que o criador alega emular os lançamentos de vários sistemas. Bem, não sou matemático, mas eu sempre achei estranho em Gurps o valor 10 (para menos) ser exatamente 50% de chance com 3d6.



Gilson

3 comentários:

Titi disse...

O problema da probabilidade estática de usar 1d20, 1d10 é que vc tem a mesma chance de tirar um crítico do que tirar qualquer outro número.
Nesse sentido o uso de 2 ou 3 dados, exemplo, 2d6 já torna a rolagem de 1,1 e 6,6 menos provável.
Se for 3d6 o crítico será realmente um evento raro.

Gilson Rocha disse...

Interessante ponto de vista, Titi.

Gilson

Gilson Rocha disse...

Mais, Titi. Tem a questão do que se quer do sistema: é oportunizar mais críticos (positivos/negativos), para fomentar a narrativa desta maneira?

Gilson