31 de maio de 2009

{criação de jogo} Testes de jogos


Tenho várias indagações sobre criação de jogos e uma delas é o teste. Isso é começar pelo meio da questão toda da criação de um jogo, seja de RPG ou outro. O lógico seria começar na ordem: criação, desenvolvimento, teste, ajustes e lançamento. Isso sem falar na atualização, de como será, se por necessidade de ajustes, de conteúdo ou ambas. Essas questões estão programadas para outras postagens. Então fica:
Como testar?
Com quem testar?
Onde testar?
Surgimento de dúvidas e sugestões para ajustes.
-Gilson

8 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro um teste basico, com sua propria mesa de jogo do criador. Dá o sistema com alguns dias de atecedencias com os jogadores,.. testa o sistema de criação de PCs... depois joga uma sessão tentando usar o maximo de regras possiveis...Anota o que deu certo ou errado...Colhe sugestões dos jogadores...De volta para a prnacheta...Quando esse sistema não achar mais erro, lançar para outros grupos...

Anônimo disse...

Antes disso eu costumo fazer um teste individual (com o proprio criador). Faço uma descrição detalhada de como seria o uso de cada regra (ideal para colocar no testo do proprio sistema). faço algumas rolagens... Isso já elimina o grosso de problemas que possam existir.

Gilson • RPG • educação disse...

Eu já fiz isso também, de testar eu mesmo. Pior que foi por acaso, bem amador mesmo, e acabei achando pequenas falhas imediatamente.

Gilson

D.J. Dicks disse...

acho que tu tens que charmar um grupo de pessoas e jogarem
ajustando as coisas é assim que acontecia em uma mesa que eu jogava.

John Bogéa disse...

Posso falar pela "casa de plástco", nos criamos um cenário, e a partir desse cenário começamos a explorar vários produtos (Livros de rpg, wargame, cardgame e ect.) O primeiro a ficar pronto foi um Wargame, que já teve uns 5 playtests, 2 com os ciadores e 3 com pessoas totalmente desconhecidas (fora de Belém)e todas as criticas foram tipo: "muito divertido, mas fiquei com dúvida numa coisa". Ae começamos a enxergar vários detalhes e formas de reapresentar o game. É sempre bom ver a opinião de quem está de fora dos projetos, quem cria geralmente fica cego, pois a coisa está tão clara em sua cabeça q as vezes esquece de explicar um ou outro detalhe.

Gilson • RPG • educação disse...

Achei bem legal a proposta da Casa de Plástico, pena que há não respostas/feedback nos comentários.

Gilson

O Mestre RPG disse...

Eu começo pensando em possíveis erros, pura e simplesmente. Depois eu faço alguns npcs tentando focar em todas as "classes" ou "raças" disponíveis tentando testar o maior número de variedades possível. Depois eu rolo alguns testes, simulo combates e coisas do tipo. Só então eu passo pro play test com meu proprio grupo ou um amigo de confiança(de preferencia que entenda de sistemas). Depois o ideal é repassar isso para outros grupos, estando sempre pronto a ouvir as criticas e considerá-las, principalmente no caso do seu proprio grupo. Outra dica é tentar jogar o seu sistema com outra pessoa narrando, estar do outro lado do Escudo do Mestre pode mudar seu modo de ver as coisas.

Gilson • RPG • educação disse...

"Outra dica é tentar jogar o seu sistema com outra pessoa narrando, estar do outro lado do Escudo do Mestre pode mudar seu modo de ver as coisas."

Boa essa!!!

Gilson