16 de julho de 2014

Graduação em criação de jogos em instituição pública


O mundo muda todos os dias, as relações e as economias. Com os produtos de entretenimento não seria diferente. Podemos pensar que os jogos de RPG, que vêm sendo tema de pesquisas de conclusão de graduações, especializações, mestrados e doutorados, além de um curso à distância como já divulguei aqui no blog ‘rpg simples, podem vir a ser vistos como outros processos educativos e econômicos.

Enquanto isto não acontece, podemos vislumbrar a conquista dos jogos eletrônicos no Brasil ganham um curso de graduação em instituição pública com divulgado pelo deputado federal Jean Willys. Lembro que este tipo de curso já existe em instituições particulares, e ver o governo abrindo a mente para este novo mundo é realmente maravilhoso.

Gilson

“O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de jogos digitais em todo mundo, mas a maioria dos produtos digitais consumidos em nosso país são produzidos no exterior. Os países que lideram essa indústria fizeram investimentos em diversas políticas públicas para alcançar suas posições e para que nós desenvolvamos uma indústria brasileira de jogos digitais competitiva e inovadora, uma das ações fundamentais é o investimento na formação de profissionais da área.

No último mês de maio, eu fiz algumas considerações sobre economia criativa, financiamento da cultura, política cultural, conteúdos digitais e videogames durante audiência pública realizada pelas comissões de Cultura e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara e também questionou a ausência dos Ministérios da Educação, da Fazenda e do Planejamento, além da Comissão de Finanças e Tributação, em um debate fundamental no papel dos conteúdos digitais em nossa sociedade. Vocês podem assistir aqui a minha fala: http://youtu.be/oVkfRu5G7kc

Diante deste cenário, é com muita alegria que compartilho com vocês a criação do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), o primeiro da área a ser oferecido por uma instituição pública federal no Brasil e disponível no campus Eng. Paulo de Frontin, possivelmente já no segundo semestre deste ano.

É imprescindível que nossas instituições de ensino aproveitem os nossos talentos do universo digital!”

Deputado federal Jean Willys

Postagem original

0 comentários: