6 de janeiro de 2012

Outros modelos de mecânicas de jogos



Na postagem anterior, abordei as mecânicas mais comuns que tenho encontrado em diversos jogos de RPG, sejam estadunidenses, brasileiros, espanhois ou franceses. Atenção para o termo que uso, que é ‘mecânica’ e não ‘sistema de regras’.

Para minha definição, mecânica é a forma como os resultados dos rolamentos dos dados são lidos para definir uma situação narrada. Sei que existem jogos que usam cartas comuns ou personalizadas e/ou poliedros comuns e/ou personalizados, mas minhas reflexões ainda não os contemplam por serem, aparentemente, uma minoria.

Três jogos que saltam aos olhos são Zero, Eco/Fantasma e Fudge (e Fate).

Zero usa dois dados comuns onde os resultados são multiplicados. Se o personagem usa uma perícia secundária, precisa conseguir um valor menor que seu Foco (único valor em toda ficha de personagem). Se for uma perícia primária, o valor precisa ser igual ou maior que o Foco.

Eco/Fantasma (Ghost/Echo), um RPG propositalmente incompleto de duas páginas que traz sistema, cenário e uma aventura. Ele usa um dado comum onde os resultados são lidos de acordo com a situação: atingir um objetivo ou situação de perigo. O dado de seis faces é lido como um dado de 3 faces com três resultados de acordo com a situação envolvida, como o perigo aconteceu ou o objetivo não foi alcançado, mas continua possível. Ele foi traduzido, disponibilizado pela RedeRPG e está disponível aqui no blog na página ‘RPG Básico’.

Fudge e sua variação Fate, usam ‘dados Fudge’, os chamados dF. Também um dado comum com os seguintes resultados: -1, 0, +1. Existe a opção de comprar os dados no site do desenvolvedor do sistema, mas é a mesma coisa. No resto ele é igual a muitos sistemas de RPG espalhados pelo mundo, onde o resultado é somado a alguma(s) característica(s) do personagem e precisa alcançar ou passar uma dificuldade estabelecida. O blog Mais Quatro trata do sistema detalhadamente e esta resenha do blog Eu gosto de jogar descreve um pouco mais.

Gilson

0 comentários: