22 de setembro de 2011

Era uma vez...






RPG de fantasia medieval com sistema simples

Para quem gosta, pensa, escreve e reflete sobre a criação de sistemas de jogos de RPG sabe o quão árdua é esta atividade. 

Há alguns meses eu desisti de um sistema que servisse para qualquer ambientação. Mostrou-se uma tarefa muito difícil! Apesar de ter conseguido isto, de forma extremamente simplificada, com o Aventura RPG (no menu RPG básico ao lado). 

Bem, comecei a focar sobre um sistema na ambientação que mais gosto no RPG, que é a fantasia medieval. E este sistema se chamará “Era uma vez...”, sugestão do parceiro de desventuras em eventos pelo Brasil Daniel Coimbra.

Como o título da postagem diz, o caminho é de um sistema simples.

As interrogações sobre o que se quer de um sistema com esta temática são muitas e vários fatores precisam ser considerados, além da leitura de quantos sistemas seja possível, novos e antigos, pois não sou um criador profissional e mesmo esses bebem em fontes de outros criadores de jogos (resenhas aqui e aqui)

Exemplos de alguns pontos relevantes:

1. Como é a defesa? Uma armadura poderosa protege evitando ataques e/ou absorvendo dano?

2. A recuperação de ferimentos quando não é mística (magia, efeitos sobrenaturais, etc.) é como? Sabemos que no mundo real um ferimento leva dias e semanas para estar cicatrizado, às vezes meses. Mas como ficam o ‘fator diversão’, o heroísmo, o pouco medo em enfrentar perigos apavorantes?

3. O aprendizado de novos conhecimentos é automático, mesmo que o personagem não tenha tido nenhum contato com a perícia/habilidade? Ou é necessário treino e/ou um tutor?

4. Como é a evolução dos personagens? É racional ou podem chegar a serem semi deuses ou mesmo deuses quase imbatíveis?

Essas são apenas algumas questões que estou martelando e recebendo colaborações e sugestões em outras redes.

O sistema está na versão 0.1 (zero ponto um), menos que um, e tenho testado em eventos para apresentar o RPG para novatos ou para jogadores que se dispõem a testar e opinar. Quando esta versão 0.1 estiver mais arrumada em sua digitação postarei aqui.

Gilson

0 comentários: