19 de julho de 9000

Bibliografia RPG e Educação



Bibliografia de pesquisas de mestrado e doutorado no Brasil que abordam os jogos de RPG. Em atualização constante, 24 de agosto de 2018. Postagem fixada em primeiro.

ATENÇÃO!  Algumas pesquisas aqui apresentadas não tocam diretamente no tema dos jogos de RPG, que são caracterizados pela contação de histórias coletivas onde os participantes são autores e personagens das tramas. Aqui há também pesquisas que tratam de jogos eletrônicos, LARP, aventuras-solo e outros temas.

Esta decisão foi necessária para ampliar as relações entre os temas e objetos das pesquisas, que inevitavelmente se relacionam. Além disso, estas outras pesquisas podem gerar pistas investigativas.
[
continue lendo]

Atenção para remover "informação adicional" e os pontos entre linhas ao usar em seu texto. Uma sugestão é usar o Bloco de Notas do Windows antes para remover a formatação do blogue.

O formato das referências não corresponde com exatidão à ABNT, é uma pequena resistência minha ao formato, que privilegia o sobrenome, como em outros países, sendo que não temos a cultura de usar o sobrenome para tratamento. Atualize conforme ABNT ou junte-se à Rebelião. 
 
Algumas bibliografias adquiridas na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em:
http://bancodeteses.capes.gov.br/  ou http://capes.gov.br/

Algumas pesquisas disponíveis nestes endereços:

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: http://bdtd.ibict.br/

Conheça a revista científica Mais Dados:

As atualizações são demoradas por causa das falhas de atualizações nos sítios eletrônicos governamentais, que incluem as pesquisas aleatoriamente e com limitadas opções de buscas.

Esta postagem será atualizada conforme novas publicações surgirem e outras informações adicionais forem necessárias e/ou relevantes. Aqui estão livros, capítulos de livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos. Última atualização em
24 de agosto de 2018:


Abaixo mestrados, doutorados, livros e capítulos de livros. Artigos ao final.


ALMEIDA, Fabio Sampaio de. O que (não) é um RPG: polêmica e produção de sentidos em discursos sobre o role playing game. UERJ: 2008. (mestrado)
.
ALVES, Fernando Grellet; VIEIRA, Matheus. RPG & educação: pensamentos soltos. Curitiba: Íthala, 2012.
+ informação adicional: livro; jogadores de RPG
.
ALVES, Katiane. Educação para o turismo de base comunitária no antigo Quilombo Cabula: processo de formação de estudantes do ensino médio usando o jogo RPG digital como ferramenta pedagógica. UNEB: 2017. (mestrado)
.
AMARAL, Ricardo Ribeiro do. RPG na escola: aventuras pedagógicas. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.
+ informação adicional: jogador de RPG; título de mestre com pesquisa sobre jogos de RPG
.
AMARAL, Ricardo Ribeiro do. Implicações do uso do RPG pedagógico como recurso didático para o ensino-aprendizagem de física. UFRPE: 2008. (mestrado)
.
AMORIM, Douglas Carvalho de.  Produção e uso de jogo digital RPG na formação inicial de professores de biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais: possibilidades e desafios. UFAL: 2017. (mestrado)
.
ARAUJO, Mauricio Silva. Um dia na vida: abordagem lúdica para o uso de um conto interativo no ensino de química. Universidade Estadual de Santa Cruz: 2015. (mestrado)
.
BARBOSA, Zara Cristina de Andrade. Compreensão fenomenológico-existencial da experiência dos jogadores de role playing games (RPG): desvelando sentidos. UFRN: 2017. (mestrado)
.
BAYMA, Andréa Pavão. A aventura da leitura e da escrita entre mestres de roleplaying games. PUC-RJ: 1999. (mestrado)
.

BOLZAN, Regina de F. F. de Andrade. O aprendizado na internet utilizando estratégias de Roleplaying  Game (RPG). UFSC: 2003 (doutorado)
.
BRAGA, Jane Maria. Aventurando pelos caminhos da leitura e escrita de jogadores de role playing game (RPG). UFJF: 2000. (mestrado)
.
BRESSAN, Ricardo. RPG como estratégia no ensino das operações elementares em matemática. Universidade Cruzeiro do Sul: 2013 (mestrado)
.
CABALEIRO, Suely da Silva Xavier. O RPG digital na mediação pedagógica. UNEB: 2007. (mestrado)
.
CALDAS, Fernando Ribeiro. O imaginário como substrato para a construção de uma pedagogia ambiental eficiente. UESC: 2003. (mestrado)
+ informação adicional: o resumo cita RPG
.
CAMARGO, Maria Eugênia Seixas de Arruda. Jogos de papéis (RPG) em diálogo com a educação ambiental: aprendendo a participar da gestão dos recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo. USP: 2006. (mestrado)
.
CAMPOS, Eline de Oliveira. Do mundo do jogo ao jogo da vida: mitologia e experiência do sagrado no imaginário dos jogadores de RPG. UFPB: 2010. (mestrado)
.
CAPARICA, Victor Hugo Cruz. Tormentas e inimigos - relações dialógicas entre a literatura de fantasia e os role playing games. UNESP: 2011. (mestrado)
.
CARDOSO, Eli Teresa. Motivação escolar e o lúdico: o jogo RPG como estratégia pedagógica para o ensino de história. UNICAMP: 2008. (mestrado)
.
CARVALHO, Larissa Camacho. Jovens leitores d’O Senhor dos Anéis: produções culturais, saberes e sociabilidades. UFRGS: 2007. (mestrado)
+ informação adicional: o resumo cita RPG
.
CARVALHO, Vinícius da Silva. Investigando os processos de emersão e modificação de sinais, durante a apropriação da sinalização científica por surdos ao abordar os saberes químicos matéria e energia. UFJF: 2017. (mestrado)
.
CARVALHO, Wellington Tatagiba de. Uso de uma aventura-solo como ferramenta didática para o ensino de análise combinatória. CEFET-RJ: 2011. (mestrado)
.
CAVALCANTI, Eduardo Luiz Dias. O uso da RPG no ensino de química. UFG: 2007. (mestrado)
.
CORRÊA, André Luiz da Costa. Rolando dados, criando histórias, aprendendo história: o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de História. UFRGS: 2017. (mestrado)
.
COSTA, Leandro Demenciano. O que os jogos de entretenimento têm que os jogos com fins pedagógicos não têm? PUC-RJ: 2008. (mestrado)
+ informação adicional: o resumo cita RPG
.
CUPERTINO, Edson Ribeiro. Vamos jogar RPG? Diálogos com a literatura, o leitor e a autoria. USP: 2008. (mestrado)
+ informação adicional: jogador de RPG 
.
DAMASCENO, Vanessa Doumid. O jogo digital nos processos de ensino aprendizagem de língua portuguesa: um estudo através das sequências narrativas. UNISINOS: 2015. (mestrado)
.
DOTTO, Bruna Camila. O uso de jogos de RPG na gestão de conflitos socioambientais e proteção do geopatrimônio hídrico no município de Itaara-RS. UFSM: 2016. (mestrado)
.
DUARTE, Caroline Alcântara. Modelagem do RPG digital para cidadania crítica entre os jovens do cabula e entorno. UNEB: 2016. (mestrado)
.
EIRAS, Lucas Lopes Toffanetto Seabra. Fenomenologia do R.P.G.: sua educabilidade. UFJF: 2004. (mestrado)
.
FALCÃO, Lúcia Barbosa. Entrevista com vampiros: uma reconstrução da cultura a partir do jogo de RPG. UFPE: 1998. (mestrado)
.
FAIRCHILD, Thomas Massao. O discurso de escolarização do RPG. USP: 2004. (mestrado)
.
FAIRCHILD, Thomas Massao. Leitura de impressos de RPG no Brasil: o satânico e o secular. USP: 2007. (doutorado)
.
FEIJÓ, Rodrigo Orestes. O uso de role playing games como recurso pedagógico nas aulas de matemática. UFGRS: 2014. (mestrado)
.
FERNANDES, Alexsandro Marcelino. Ypostirixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. UFPB: 2017. (mestrado)
.
FERRAZ JUNIOR, Wilton Moreira. Métodos ágeis, dilema e rerroupagem no desenvolvimento de jogos educacionais em sala de aula. UFSCAR: 2015. (mestrado)
.
FERREIRA, Maria Vanda Medeiros de Araújo. O RPG e a leitura: uma intervenção lúdica no Ensino Fundamental II. UFCG: 2016. (mestrado)
.
FIORI, Ana Letícia de. Contando histórias de morte: etnografia do júri e arenas narrativas do “caso Aline”. USP-SP: 2012. (mestrado)
+ informação adicional: jogadora de RPG
.
FRANCISCO, Ricardo Jeferson da Silva. Os jogos de interpretação de personagem e suas perspectivas no ensino de história. UEL: 2011. (mestrado)
.
FRANCISCO, Sérgio Perales. Cibercultura, jogos e aprendizado textual: o RPG em jogo. PUC-SP: 2014. (doutorado)
.
FRANCISCO, Tatiana Vianna. A elaboração do jogo “locus: uma aventura real” como recurso pedagógico para uma educação ambiental cidadã. UFRJ, 2016.
.
FREITAS, Juliana de Almeida. RPG Medievo Ibérico: a interpretação de papéis como uma estratégia para o ensino de Idade Média no ensino fundamental. UFSC: 2017. (mestrado)
.
FREITAS, Luiz Eduardo Ricon de. O role playing game e a escola: múltiplas linguagens e competências em jogo - um estudo de caso sobre a inserção dos jogos de RPG dentro do currículo escolar. PUC-RJ: 2006. (mestrado)
+ informação adicional: jogador de RPG e autor de jogos de RPG
.
FREITAS, Vivianete Milla de. Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG. UFMG: 2007. (mestrado)
.
FRIAS, Eduardo Ribeiro. Jogos das representações (RPG) e aspectos da moral autônoma. USP: 2009. (mestrado)
.
FUJII, Roberto Shiniti. A argumentação no RPG no ensino de biologia. UFPR: 2010. (mestrado)
.
FURLAN, Cassia Cristina. Performances em jogo: (des)construindo experiências em gênero, sexualidade e identidades na prática com o RPG. UEM: 2017. (doutorado)
.
GERONIMO, Rafael Rix. Elaboração e proposta de um RPG (role playing game) a partir do papiro de Rhind. PUC-SP: 2011. (mestrado)
.
GODINHO, Eliane Bettochi. Role-playing Game: Um jogo de Representação visual de Gênero. PUC-RJ: 2002. (mestrado)
+ informação adicional: ilustradora de jogos de RPG
.
GODINHO, Eliane Bettocchi. Incorporais RPG: design poético para um jogo de representação. PUC-RJ: 2008. (doutorado)
+ informação adicional: jogadora e ilustradora de jogos de RPG
.
GOMES, Paula. Terra dos mortos: o espaço narrativo nos filmes de zumbis. UFSCAR: 2014. (mestrado)
.
GUIMARÃES, Paula Pinheiro Varela. Sagas de rpgistas: um estudo junguiano acerca do encontro com o herói via Role Playing Games. PUC-SP: 2010. (mestrado)
.
GUIMARÃES, Paula Pinheiro Varela. Personagens ecoadas: construção e estudo de técnica terapêutica baseada em role playing games, à luz da teoria junguiana. PUC-SP: 2016. (doutorado)
.
GUIMARÃES, Danilo Silva. Intersubjetividade e desejo nas relações sociais: o caso dos jogos de representação de papéis. USP: 2008. (mestrado)
.
GREGÓRIO, Gregório de Sordi. Do avatar ao sujeito: transicionalidade e identificação no espaço virtual. UNB: 2014. (mestrado)
.
GROHS, Ana Cristina da Costa Piletti. Laboratório de relacionamentos estratégicos: nova metodologia educacional para o ensino-aprendizagem das relações públicas. USP: 2017. (doutorado)
.
HIGUCHI, Kazuko Kojima. RPG: o resgate da história e do narrador. In: CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola. São Paulo, Cortez, 2000 (Col. Aprender e Ensinar com Textos), p. 175-211.
+ adicional/livro: esta editora tem bastante prestígio em publicações científicas
.
HONORIO, Bruno Grilo. Observar com sentido: um experimento com estudantes de licenciatura em matemática envolvendo a utilização do RPG. Universidade Luterana do Brasil, 2015. (mestrado)
.
IUAMA, Tadeu Rodrigues. Processos comunicacionais nos jogos narrativos: a relação entre o roleplay e as histórias de vida dos players. Universidade de Sorocaba: 2016. (mestrado)
.
JAQUES, Rafael Ramires. Educação e linguagem: as situações enunciativas do role-playing game (RPG) como ferramenta pedagógica de constituição da alteridade.  Universidade de Caxias do Sul: 2016. (mestrado)
.
LEITE, Rita de Cássia Curvo. Direito à prevenção especial da criança na classificação indicativa. PUC-SP: 2016. (doutorado)
.
LUIZ, Rafael Baptistella. Adaptação do jogo de RPG comercial Dungeons and Dragons 4th Edition para o ensino de inglês. UFPR: 2011. (mestrado)
.
MARCATTO, Alfeu. Saindo do quadro. São Paulo: editora do autor, 1996
+ adicional: aventuras prontas para usar o RPG com diversas disciplinas, até educação física.
.
MARINS, Eleasar Silva. O uso de Role-Playing Game (RPG) no ensino de Ciências: uma atividade voluntária e complementar às aulas no Ensino Fundamental II. USP: 2017. (mestrado)
.
MARTINS, Cristina de Matos. Um estudo do perfil textual de role playing games 'pedagógicos'. USP: 2007. (mestrado)
.
MARTINS, Luís Antônio. A porta do encantamento: jogos e representação nas perspectivas da socialização e da educação. UNICAMP: 2000. (mestrado)
.
MARTINS, Rosemari Lorenz. Significações de violência em narrativas de RPG. Unisinos: 1999. (mestrado)
.
MATTOS, Alexandre Zorio de. Centralização ou dispersão dos sentidos? Uma análise do discurso do RPG Vampire: the masquerade. USP: 2007. (mestrado)
.
MELO, Tafarel Fernandes Tavares de. role playing game (RPG) como estratégia para repensar a prática docente em ciências. UEPB: 2014. (mestrado)
.
MENESES, Sarom Silva de. Role playing game - narrativa hipertextual híbrida - tecendo dimensões de realidade, compondo o reencantamento do mundo. UNB: 2004. (mestrado)
.
MESQUITA, Paula Fabrícia Brandão Aguiar. Roleplaying gamesa sociabilidade e o imaginário de jovens contadores de outras estórias. UFC: 2006. (mestrado)
.
MIRANDA, Eduardo Silva. Libertando o sonho da criação: um olhar psicológico sobre os jogos de interpretação de papéis (RPG). UFES: 2005. (mestrado)
.
MOTA, Sonia Rodrigues (coord.). RPG & arte. Rio de Janeiro: Banco do Brasil, Superitendência Rio: CCBB, 1996.
.
MOTA, Sonia Maria Rodrigues. Roleplaying Gamea ficção enquanto jogo. PUC-RJ: 1997. (doutorado)
+ informação adicional: primeiro doutorado sobre RPG no Brasil. Publicação em livro desta tese como livro (RODRIGUES, 2004). Existe também um mestrado neste ano.
.
MULATINHO, Marcos Pereira. Edutenimento: o uso do storytelling e do RPG para compartilhar conhecimento. UFRJ: 2005. (mestrado)
.
NASCIMENTO, Tatiane Santos Xavier do. Critérios de decisão e games em sala de aula. UNICAMP: 2017. (mestrado)
.
NETO, Hélio Cavalcante Silva. Um modelo de tomada de decisão baseado na teoria da persuasão aplicado à classe de jogos MMORPG. UFAL: 2011. (mestrado)
+ informação adicional: ambiente eletrônico
.
PAINI, Leonor Dias. Psicologia educacional: a vez e a voz dos acadêmicos de pedagogia das universidades estaduais do Paraná. USP: 2006. (doutorado)
.
OLIVEIRA, Gilson Rocha de. A forja da alma: narrativas de docentes-mestres de jogos de RPG. UFPA: 2012. (mestrado) 
+ informação adicional: jogador de RPG
.
OLIVEIRA, Janice da Silva. Filosofia com crianças: cenas de experiência e encontros com os dizeres e alteridades da infância em uma escola da rede municipal de ensino. UFPE: 2017. (mestrado)
.
OLIVEIRA, Talita de. RPG (roleplaying game): a aventura do letramento e da (re-)construção de identidades sociais no contexto escolar. UFRJ: 2003. (mestrado)
.
OLIVEIRA, Renato Salgado de Melo. Histórias do mar: divagação científica, biotecnologias e RPG. UNICAMP, 2011. (mestrado)
.
PAINI, Leonor Dias. Psicologia educacional: a vez e a voz dos acadêmicos de pedagogia das universidades estaduais do Paraná. USP: 2006. (doutorado)
.
PALOMINO, Paula Toledo. We will hold the line: o fandom como forma de participação dos fãs no desenvolvimento do universo transmidiático do jogo Mass Effect. UFSCAR: 2015. (mestrado)
.
PAVÃO, Andréa. A aventura da leitura e da escrita entre mestres de roleplaying game (RPG). 2a edição. São Paulo: Devir, 2000.
+ adicional/livro: publicação em livro de dissertação de mestrado
.
PEIXOTO, Rafaela Araújo Jordão Rigaud. A construção de sentidos nos role-playing gamesaspectos linguísticos e sócio-históricos. UFPE: 2011 (mestrado)
.
PEREIRA, Carlos Eduardo Kliminck. Construção de personagens & aquisição de linguagem - o desafio do RPG no INES. PUC-RJ: 2003. (mestrado)
+ informação adicional: jogador de RPG e autor de jogos de RPG; aplicação para crianças e jovens surdos
.
PEREIRA, Carlos Eduardo Klimick. Uma ponte pela escrita. PUC-RJ: 2008. (doutorado)
+ informação adicional: jogador de RPG e autor de jogos de RPG
.
PEREIRA, Farley Eduardo Lamines. No limite da ficção: comparações entre literatura e RPG - role playing games. UFMG: 2007. (mestrado)
.
PEREIRA, Juliano da Silva. Uma máquina do tempo movida à imaginação: RPG e empatia histórica no ensino de história. UEL: 2014 (mestrado)
.
PEREIRA, Priscilla Emmanuelle Formiga. RPG e história: o descobrimento do Brasil. UFPB: 2010. (mestrado)
.
PIMENTEL, Andreia Guerra. Jogo de regras como objeto de aprendizagem inclusivo para alunos videntes e com deficiência visual (cegos e com baixa visão). UFF: 2017. (mestrado)
.
PONTES, Ewertton Carneiro. Objective Team Role Playing Game para o sistema de apoio a decisão da escola de aperfeiçoamento de oficiais (OT-RPG/SAD-EsAO). UFBA: 2017. (doutorado)
.
POOL, Mario Augusto Pires. Desafios educacionais criativos associados às práticas docentes: estudo de caso considerando RPG educacional. PUC-RS: 2017. (doutorado)
.
PRIETTO, Thiago Goulart. RPG e literatura: mídia e contatos intertextuais. UFRGS: 2015. (mestrado)
.
QUIRINO, Maria Jose da Silva de Oliveira. roleplaying game (RPG) como estratégia didática lúdica: a qualidade do ensino de ciências. IFRJ: 2013 (mestrado profissional)
.
RAFFA, Luciane Orlando. Avaliação do role playing game como programa de lazer. PUC-Campinas: 1997. (mestrado)
+ informação adicional: primeiro mestrado sobre RPG no Brasil. Existe também doutorado neste ano.
.
RANDI, Marco Antonio Ferreira. Uso de RPG (role playing games) no ensino de biologia celular. UNICAMP: 2011. (doutorado)
.
ROCHA, Mateus Souza. RPG: Jogo e conhecimento - o role playing game como mobilizador esferas do conhecimento. UNIMEP: 2006. (mestrado)
+ informação adicional: jogador de RPG; publicação em livro de dissertação de mestrado; destaques para a história do conceito ‘jogo’ e para a história dos jogos de RPG
.
ROCHA, Mateus Souza. Desvendando o role playing game: história, definição e prática. 1a edição. Teresópolis-RJ: Novas Ideias, 2010.
+ adicional/livro: jogador de RPG; publicação em livro de dissertação de mestrado; destaques para a história do conceito ‘jogo’ e para a história dos jogos de RPG
.
RODRIGUES, Joycimara de Morais. Narração e imaginação: a construção do saber histórico sobre a história e cultura africana e afro-brasileira através do role playing game. UFCE: 2014. (mestrado)
.
RODRIGUES, Sônia. Roleplaying game e a pedagogia da imaginação no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
+ adicional/livro: publicação em livro de tese de doutorado, sendo a primeira sobre RPG no Brasil. Existe também mestrado no ano de defesa, em 1997
.
ROSA, Maurício. Pesquisa qualitativa em educação matemática a distância: aspectos importantes do uso do role playing game como procedimento metodológico de pesquisa. Educ. rev., Set 2012, no.45, p.231-258. ISSN 0104-4060. Acesso 26/08/2013 em http://ref.scielo.org/n34s23
+ informações adicionais: ambiente eletrônico; artigo científico.
.
SÁ, Júlio César do Carmo de. O ideal de rei concebido em Recareto pela ótica isidoriana e seu impacto na cunhagem visigótica do século VI. Universidade Federal de Alfenas-MG: 2017. (mestrado)
.
SABKA, Diego Ricardo. O role playing game (RPG) como ferramenta didática para abordar as máquinas térmicas na perspectiva CTS. UFRGS: 2016. (mestrado)
.
SALES, Matheus de Oliveira. Jogos textuais interativos: efeitos dos role-playing games na sala de aula. UFPE: 2013. (mestrado)
.
SAMAGAIA, Rafaela Rejane. Física moderna no ensino fundamental: uma experiência com o Projeto Manhattan. UFSC: 2003. (mestrado)
+ informação adicional: o resumo cita RPG
.
SANTOS, Aline de Assis. Ancestralidade e história no recôncavo baiano: construção do conhecimento ancestral no povoado de São Braz, em Santo Amaro. UNEB, 2014. (mestrado)
.
SANTOS, Carmen Cristina dias dos. RPG GEO MOODLE: modelagem dos dados de múltiplas faces. SENAI/CIMATEC: 2011. (mestrado)
+ informação adicional: ambiente eletrônico
.
SANTOS, Daniel Silva dos. Educação e preconceito: O Jogo de Representação como Estratégia de Reflexão. USP: 2007. (mestrado)
+ informação adicional: o resumo cita RPG
.
SANTOS, Eliandro Antonio Sordi dos. Os roleplaying games (RPGs) e a performance na psicologia do luto. USP: 2017. (mestrado)
.
SANTOS, Luiz Otávio Silva. O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de ciências. UFRN: 2003. (mestrado)
.
SANTOS, Solange da Silva Augusto dos. Implicações do jogo eletrônico RPG (role playing games) na produção de narrativas escolares. Estácio de Sá: 2011. (mestrado)
+ informação adicional: ambiente eletrônico
.
SARTURI, André. Quando os dados (não) rolam: jogo, teatralidade e performatividade na interação entre o roleplaying game e o process drama. UESC: 2012. (mestrado)
.
SEBASTIANY, Ana Paula. Desenvolvimento de atitude investigativa em um ambiente interativo de aprendizagem para o ensino informal de ciências. UFRGS: 2013. (mestrado)
.
SERBENA, Carlos Augusto. O mito do herói nos jogos de representação (RPG). UFSC: 2006. (doutorado)
.
SCHMIT, Wagner Luiz. RPG e educação: alguns apontamentos teóricos. UEL: 2008. (mestrado)
+ informação adicional: jogador de RPG
.
SILVA, Adriana Tenório da. Nós podemos criar um mundo: reflexões sobre a cultura contemporânea a partir do jogo de RPG. UFPE: 2006. (mestrado)
.
SILVA, Alexandre Vieira da. A função do narrador como agenciador narrativo em ambientes tridimensionais imersivos em games de RPG. PUC-SP: 2014. (mestrado)
.
SILVA, Clodoaldo Barbosa da. O uso da aventura solo (RPG) na formação de professores com foco na avaliação da aprendizagem. PUC-SP: 2015. (mestrado)
.
SILVA, Felipe Queiroz da. Usando RPG no ensino da matemática. UFJF: 2014. (mestrado profissional)
.
SILVA, Leonardo Xavier de Lima e. Processos cognitivos em jogos de roleplaying: World of Warcraft vs. Dungeons & Dragons. UFPE: 2008. (mestrado)
.
SILVA, Marcos Alexandre Rose. Uso de senso comum no apoio a jogos narrativos para crianças em idade escolar. UFSCAR: 2009. (mestrado)
.
SILVA, Matheus Vieira. O Jogo de papéis (RPG) como tecnologia educacional e o processo de aprendizagem no ensino médio. UTP: 2009. (mestrado)
+ informação adicional: jogador de RPG
.
SILVA, Michel Ribeiro de Melo e. Entre games, RPGs e outras nerdices: consumo e sociabilidade no circuito dos nerds em Belém. UFPA: 2016. (mestrado)
.
SILVA, Paulo Henrique de Sousa. O role-playing game (RPG) como ferramenta para o ensino de Física. UFRJ: 2016. (mestrado profissional)
.
SILVEIRA, Fabiano da Silva. "Quebrando a máscara": o RPG Vampiro e a constituição de identidades juvenis. ULBRA: 2009. (mestrado)
+ informação adicional: jogador de RPG
.
SOARES, Amanda Nathale. Role playing game (RPG): elaboração e avaliação de estratégia pedagógica para formação crítica e autônoma do enfermeiro. UFMG: 2013. (mestrado)
.
STAROSKY, Priscila. O role-playing game como proposta pedagógica de co-construção de histórias no contexto da surdez. PUC-RJ: 2011. (doutorado)
.
TANAKA, Marcos. SIMPLES – Sistema Inicial para Mestres-Professores Lecionarem Através de uma Estratégia Motivadora. São Paulo: editora do autor, 2004.
+ adicional/livro: sistema de RPG para educação
.
TARDELLI FILHO, Fábio Alexandre. Didática dos dados: uma análise processual de trabalho pedagógico progressista com uso do RPG em aulas de história. In: EBR – Educação Básica Revista, vol.2, n.1, 2016. Acesso 27/06/2017 em
http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/REB/article/view/127/302
.
TIMM, Maria Isabel. RPG Desafios: treino de habilidades para prevenção e tratamento do uso de drogas na adolescência. InRev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, 2009, vol.31, no.1, p.83-84. ISSN 0101-8108. Acesso 26/08/2013 em
http://ref.scielo.org/jpcf5s
+ informação adicional: resenha
.
THOMAZ, Felippe Calazans. Eu, avatar: as flexões do ser a partir dos MMORPGs. UFBA: 2014. (mestrado)
.
VASQUES, Rafael Carneiro. As potencialidades do RPG (role playing game) na educação escolar. UNESP-Araraquara: 2008. (mestrado)
+ informação adicional: jogador de RPG
.
VIDAL, Eudes Mata. Aplicação do jogo RPG by Moodle para a aprendizagem sobre a Guerra de Canudos. UNEB: 2012. (mestrado) 
+ informação adicional: ambiente eletrônico
.
VIDAL, Lairtes Júlia Maria Temple. Intervenções lúdicas na sala de aula universitária: um estudo sobre o uso do jogo RPG (role playing game) como facilitador da criatividade em jovens adultos. USP: 2006. (doutorado)
.
ZANIN, Jeferson Lucas. Na trilha da aventura: contribuições do role playing game (RPG) como um guia didático para o ensino de química. UFMT: 2015 (mestrado)
.
ZANINI, Maria do Carmo (org.). Anais do Iº Simpósio RPG & Educação. São Paulo: Devir, 2004.
+ adicional/livro: editora, tradutora e jogadora de jogos de RPG
.
ZUCHI, Ivanete. O desenvolvimento de um protótipo de sistema especialista baseado em técnicas de RPG para o ensino de matemática. UFSC: 2000. (mestrado)

_____________________________________________
ARTIGOS
_____________________________________________
AGUIAR, Jacqueline Gomes de. Fanfictions e RPGs: narrativas contemporâneas. In: Ágora, Porto Alegre, Ano 2, jul/dez.2011. Acesso 27/06/2017 em
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/revistavirtualagora/artigos/artigo_fanfiction_rpg.pdf
+ informação adicional: artigo

.
ARAUJO, Renata Brasil; CEMI, Jeferson; OLIVEIRA, Maíra Maria de Alencar. Desenvolvimento de role-playing game para prevenção e tratamento da dependência de drogas na adolescência. InPsic.: Teor. e Pesq., Set 2011, vol.27, no.3, p.347-355. ISSN 0102-3772. Acesso em 26/08/2013 em http://ref.scielo.org/7pv6js
+ informação adicional: artigo
.
BATISTA, José Roniere Morais; SALDANHA, Ana Alayde. A concepção do role-playing game (RPG) em jogadores sistemáticos. InPsicol. cienc. prof., 2009, vol.29, no.4, p.700-717. ISSN 1414-9893. Acesso 26/08/2013 em http://ref.scielo.org/d2xrvz 
+ informação adicional: artigo
.
BOWMAN, Sarah. Imaginação ativa, individuação e narrativas de role-playings. In: Tríade: revista de comunicação, cultura e mídia. Sorocaba, SP, v. 5, n. 9, p. 140-157, jun. 2017. Acesso 27/06/2017 em
http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/2973/2677
+ informação adicional: artigo
.
BRAGA, Jane Maria. Aventurando pelos caminhos da leitura e escrita de jogadores de role playing game (RPG). In23ª Reunião GT 16 Educação e Comunicação, 2000. Acesso 13/12/2010 em
http://23reuniao.anped.org.br/textos/1604t.pdf
+ informação adicional: artigo
.
CARVALHO, Hernandes Faustino de; RANDI, Marco Antonio Ferreira. Aprendizagem através de role-playing games: uma abordagem para a educação ativa. Rev. bras. educ. med., Mar 2013, vol.37, no.1, p.80-88. ISSN 0100-5502. [em inglês]. Acesso 26/08/2013 em http://ref.scielo.org/8xd498
+ informação adicional: artigo
.
COQUEIRO, Valdete dos Santos; HERMANN, Wellington; MACHADO, Suelén Rita Andrade. Os desafios de se ensinar matemática por meio de jogos de interpretação de personagem em sextos anos do ensino fundamental de uma escola da rede pública. Revista NUPEM, vol. 5, n. 8 (2013). Acesso 15/08/2013 em
http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/issue/view/16/showToc 
http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/385/240 
+ informação adicional: orientandos são jogadores de RPG; relato de pesquisa qualitativa.
.
DAL-FARRA, Rossano André; SANTOS, Renato P. dos. A saga da física: um RPG (role-playing game) para o ensino e aprendizagem de história da física. InRevista NUPEM, vol. 5, n. 8 (2013). Acesso em 15/08/2013 em
www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/issue/view/16/showToc 
www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/311/231
+ informação adicional: artigo
.
IONTA, Marilda Aparecida. Vamos brincar de História. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, v. 24, p. 80-83, 2007.
+ informação adicional: artigo
.
PAVÃO, Andréa. A aventura da leitura e da escrita entre mestres de roleplaying games (RPG). 23ª Reunião da ANPED, GT 10 Alfabetização, Leitura e Escrita, 2000. Disponível em
http://23reuniao.anped.org.br/textos/1003t.PDF; Acesso em 13/12/2010.
+ informação adicional: artigo
.
PEDUZZI, Luiz O. Q.; SAMAGAIA, Rafaela. Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental. InCiênc. educ. (Bauru). Bauru, v.10, n.2, 2004. Acesso 26/08/2013 em
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200008
+ informação adicional: artigo
.
SARTURI, André. Jogo, teatralidade e performatividade no roleplaying gameVIº Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas 2010. Acesso 08/02/2014
http://pesquisarpg.blogspot.com.br/2014/02/artigo-rpg-jogo-teatralidade-e.html . 
+ informação adicional: artigo
.
SILVA, Jeanne. O jogo de RPG e o ensino de história: criação de um RPG sobre a Revolução Inglesa. In: Cadernos de História, Uberlândia, nº11, v. 1, Dez 2002/Dez 2003.
+ informação adicional: artigo
.
TARDELLI FILHO, Fábio Alexandre. Didática dos dados: uma análise processual de trabalho pedagógico progressista com uso do RPG em aulas de história. In: EBR – Educação Básica Revista, vol.2, n.1, 2016. Acesso 16/12/2016 em
www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/REB/article/view/127/302
+ informação adicional: artigo

13 comentários:

Rodrigo Soares Samersla disse...

Muito bom essa lista.
Obrigado Gilson... vou conferir cada um deles.

Gilson Rocha disse...

No blog RPG Acadêmico, ao lado, há alguns. Me falta colocar online os trabalhos que já tenho e para quem quiser, baixar.

Não é pirataria. Trabalhos científicos são do mundo quando publicados.

Abraços!

Gilson

João Brasil disse...

Perfeita a lista para todos que têm vontade de ir fundo na teoria... Vou comentar lá na Confraria e tentarei achar alguns deles!!!

Há alguma chance de se conseguir cópias dessas dissertações? Ou de alguns desses artigos?

Gilson Rocha disse...

Valeu, João. Tenho algumas e pretendo colocar tudo online assim que meu mestrado folgar a corda no meu pescoço.

Os artigos estão com links. Você encontra fácil algumas pesquisas pelo Google mesmo. E outras indo aos sítios digitais e outras não estão nesta dimensão. Este é um exercício interessante para quem é/quer ser pesquisador: caçar as pesquisas.

Abraço!

Gilson

Gilson Rocha disse...

Completando: "E outras indo aos sítios digitais" das instituições.

Gilson

João Brasil disse...

Coloquei alguns links para artigos na Confraria.... Depois posto mais!!!

Wagner Luiz Schmit disse...

Ótima lista Gilson! Algumas coisas nelaeu não conhecia =)

Dá uma olhada nas páginas finais da minha dissertação que lá tem uma lista também. Apesar dela ser mais antiga e não conter publicações de 2008 para cá, ainda sim ela tem algumas referências que não constam na sua lista.

Para quem quer dar uma peneirada, nos apêndices da minha dissertação tem fichamentos com comentários dos materiais que eu estudei. Não tem de tudo, mas pode ajudar a selecionar material!

Link da dissertação: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2008/2008%20-%20SCHMIT,%20Wagner%20Luiz.pdf

Gilson Rocha disse...

Valeu, Wagner! Atualizarei com certeza. Espero que esta lista ajude novos pesquisadores, pois acredito que todos nós tivemos muito trabalho para encontrar.

Assim que a corda no meu pescoço afogar isso será feito!

Gilson

cipexbr disse...

E ai Gilson? Parabéns pela listagem mas, desafogou a corda? Quando veremos as dissertações e teses por aqui? Estou montando um grupo de pesquisas em minha universidade sobre o assunto e esse material viria bem a calhar. Sou da Unicentro em Guarapuava (PR).

cipexbr disse...

meu email mais usado: cipexbr@yahoo.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gilson Rocha disse...

Grato pelos elogios.

Gilson Rocha disse...

Atualizado, 13 de junho de 2018.

Prof. Gilson